● Se as lojas nacionais da McDonald's e KFC implementam um preço, por que o carro 4S não pode fazer compras?Por que uma pesquisa contínua antitruste no mercado automotivo pode abrir a indústria da cadeia de fast food?
● Na inspeção de problemas antitruste, as lojas 4s e as lojas de alimentação rápida não têm comparabilidade. e o mercado de cadeia de jeito rápido.
● A loja 4S e a rede de rede rápida não analisam a analogia simples, encobrem as diferenças entre os passageiros, ignoram as condições competitivas de diferentes mercados e constituem uma analogia inadequada, de modo a ter a falta de validade ao Questionamento da aplicação da lei anti -monopólio da indústria automobilística do meu país.
Desde 2011, o Departamento de Preços e Supervisão da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma começou a investigar o mercado automotivo com base no relatório.Desde o início de 2014, o Departamento de Propriedade e Supervisão da Comissão de Desenvolvimento e Reforma, juntamente com as autoridades locais de preços, conduziu investigações antitruste na indústria automotiva, envolvendo vários fabricantes de automóveis, fornecedores a montante e revendedores autorizados (lojas 4S).
Os casos atuais investigados incluem o caso de monopólio de preços de peças de automóveis japonesas e fabricantes de rolamentos, casos de monopólio dos revendedores e monopólio dos revendedores, casos de monopólio da Chrysler e do revendedor e casos de monopólio de preços de preços do revendedor BMW.Além disso, também inclui a taxa de seguro comercial e as taxas de agência relacionadas ao setor de seguros de Zhejiang relacionadas à indústria automobilística.Vários casos ainda estão sob investigação.
Na maré de antitruste na indústria automotiva, alguns comentaristas questionaram que a loja 4S é uma loja de franquias, diferente dos revendedores comuns.O McDonald's e o KFC têm lojas de franquia.O questionador significa que, se a cadeia de fast food vende frango frito de hambúrguer, pode tomar um preço nacional.
Então, qual é a diferença entre as lojas 4s e as cadeias de fast food?Por que uma investigação anti -monopólio contínua no mercado automotivo pode abrir a loja de fast food?
Distribuição de trilha dupla e distribuição de monotrilho
menon poker
As empresas globais da cadeia de fast food geralmente adotam um sistema de distribuição de trilha dupla para usar de maneira abrangente modelos de integração vertical e revendedores, que se manifestam em lojas diretas operacionais e lojas de franquia de franquia.Portanto, entre a Fast -Food Chain Company e suas lojas de franquia, existem relações verticais entre franqueados e franqueados, além de relações competitivas horizontais entre marcas entre lojas diretas e lojas de franquia.
Por exemplo, a McDonald's Company divulgou que a empresa operava mais de 32.000 restaurantes em quase 120 países e regiões em todo o mundo, dos quais 80%são restaurantes de franquia operados por empreendedores independentes.No meu país, o McDonald's atualmente opera apenas lojas diretas em Pequim e recebeu pedidos de ingressar em 24 cidades em 4 províncias em Guangdong, Sichuan, Hubei e Fujian.O McDonald's transferiu a operação geral e o restaurante maduro para os franqueados e, ao mesmo tempo, o autorizou a usar a marca do McDonald's para garantir que os franqueados possam operar sem problemas.
A distribuição de trilha dupla da empresa da cadeia de fast food pretende expandir com franquia, exige objetivamente lojas de franquia da área de vendas até o preço de mais proteção, orientação e certeza para promover lojas de franquia para se concentrar em melhorar as vendas, garantir a higiene, melhorar o consumidor experiência e depois melhorar a competitividade da marca.
Ao contrário da empresa de cadeia de fast food, os fabricantes de automóveis usam principalmente o sistema de distribuição de monotrilhos para vender produtos de carro para usuários finais através de revendedores.Nos Estados Unidos, os revendedores de carros em vários estados exigem que os revendedores de carros autorizem os revendedores a excluir os fabricantes a adotar outros modelos de distribuição de carros.Por exemplo, a Tesla usou um modelo de vendas direto para vender carros e fornecer serviços diretamente aos consumidores, e foi reclamado ao tribunal pela Federação de Revendedores Automotivos no Dharma e outros estados porque se recusaram a autorizar distribuições.
menon poker
No meu país, a distribuição autorizada desde 2005 se tornou o principal modelo de distribuição de automóveis.No ano passado, a Administração Estadual de Indústria e Comércio interrompeu os revendedores autorizados da marca de automóveis para registrar uma política piloto de importações pacíficas, que promoveu o desenvolvimento de revendedores não autorizados de vários ângulos.Atualmente, o total de vendedores estabelecidos por carros importados, joint ventures e fabricantes de carros de marca autônoma têm apenas funções por atacado, e o escopo dos negócios não inclui o varejo.Em outras palavras, vários tipos de fabricantes de automóveis em meu país adotaram um sistema de distribuição de monotrilho.
Em resumo, para os fabricantes de automóveis que adotam um sistema de distribuição de monotrilho e não configuraram lojas diretas, é apenas uma relação vertical entre fornecedores e revendedores.Isso torna os fabricantes de automóveis significativamente diferentes das empresas de cadeia de alimentação rápida usando distribuição de trilha dupla.
Operações de distribuição e franquia autorizadas
A mistura de "autorização" e "franquia" no carro através das vendas do carro através do setor de vendas e da cadeia de fast food pode ser uma das razões que causam as lojas do McDonald's, KFC e 4S à analogia.No entanto, a confusão da mistura de palavras e a confusão do conceito não podem cobrir as diferenças do objeto.
A distribuição autorizada refere -se a revendedores com quantidades limitadas de autorização e conformidade a marcas comerciais do fornecedor para vender seus produtos ou serviços em áreas específicas.Como os revendedores não autorizados são difíceis de obter fornecimento, a distribuição autorizada é fechada e é frequentemente usada no varejo de produtos de prestígio, produtos de luxo e bens de consumo complexos ou duráveis.A distribuição autorizada também é usada para produtos industriais com certos requisitos para um profissionalismo forte, usuários relativamente fixos e certos requisitos para o serviço após -Sales, como equipamentos médicos, equipamentos eletromecânicos, etc.
Operação de franquia refere -se ao uso de uma parte (franquia) para usar seu nome comercial, logotipo, tecnologia proprietária e outros direitos de propriedade intelectual para o outro lado (sendo a franquia). Fast food, hotéis, supermercados e lojas de conveniência.Por meio da franquia, além de fornecer franquia sobre bens ou serviços, os franqueados também são formulados para formular um mecanismo de marketing padronizado, que exige que os franqueados sejam necessários para adotar um modelo de negócios unificado para controlar de perto as atividades operacionais da franquia.
A distribuição autorizada é semelhante às operações de franquia.
Uma boa operação das operações de distribuição e franquia autorizadas pode reduzir efetivamente os custos de distribuição, expandir o mercado, estabelecer a imagem da marca e manter a reputação da marca.Os revendedores autorizados e o per capita são operadores independentes e não têm afiliação à autorização ou franquia.Além disso, as operações de franquia geralmente contêm restrições verticais comuns em modelos de distribuição autorizados, como: a aquisição dele (a franquia é proibida de ser comprada de outros canais), e a distribuição dele (a franquia promete não fornecer à franquia rede).
No entanto, há também uma diferença importante entre distribuição de autorização e franquia.
Um deles é o grau e a amplitude da permissão de propriedade intelectual.Embora ambos os modelos possam envolver licenças de propriedade intelectual, especialmente marcas comerciais ou sinais relacionados a bens ou serviços, os franqueados geralmente também incluem licenças de nomes de negócios, tecnologias proprietárias e modelos de negócios.Em outras palavras, a franquia envolve mais direitos de propriedade intelectual.Portanto, em comparação com a distribuição autorizada, os franqueados geralmente são mais altos no controle da franquia.
Por exemplo, a Fast -Food Chain Company usa seu número de negócios através de lojas de franquia de licenciamento, esperando que os consumidores tenham o mesmo senso de confiança e identidade em todas as lojas únicas.No mercado regional em que a KFC perde seus direitos de franquia, os consumidores em geral não podem distinguir entre lojas diretas e lojas de franquia, porque, pelo nome da loja, a estrutura da loja à categoria de produto, a loja de franquias é a mesma que a do diretamente -loja operada.
A distribuição de autorização automática é diferente.O contrato de distribuição autorizado geralmente faz limites detalhados.Por exemplo, os consumidores patrocinam 26 lojas 4s em Faw-Volkswagen Audi Pequim, e descobrirão que as lojas 4s são diferentes, como: Ogito Audi 4s Shop, Shop Bestlei Audi 4s, Asia Jiedi 4s Shop, etc.Cada loja 4S mostra um certo grau de consistência devido aos padrões de autorização Audi. As lojas apresentam um multi -ângulo de cada ângulo.
menon poker
Admissão, concorrência e bloqueio: a diferença substancial entre a distribuição de automóveis e a cadeia de fast food
As lojas 4s e as lojas de alimentação rápida não têm comparabilidade. O efeito de bloqueio, etc. Existem diferenças significativas no mercado da cadeia de fast food.
De acordo com o site operacional da KFC, o contrato de união da KFC é de 10 anos. Após a operação da loja, é operado 6%da continuidade da franquia e as taxas de publicidade e promocionais são pagas por 6%dos custos operacionais.
Os dados mostram que o custo médio da joint venture na loja de carros de joint venture 4S do meu país é de cerca de 20 milhões, e o custo das lojas 4s de carros importados de alto end e endurecimento podem atingir 80 a 100 milhões ou até mais.Se o custo dos custos regulatórios for considerado ainda mais, investindo em lojas 4s para vender carros e investir em frango frito, e os obstáculos da barreira dos dois obviamente não são uma magnitude de magnitude.
menon poker
Em termos de mercadoria, os revendedores de automóveis vendem bens de consumo duráveis.Tomando carros de passageiros como exemplo, o novo mercado de distribuição de carros do meu país é ferozmente competitivo, com uma substituição significativa da demanda entre os mesmos modelos e os mesmos carros de preço.No entanto, o serviço pós -venda dos produtos ducticina tem um efeito de travamento.O serviço posterior de salas de marcas e modelos específicos requer os acessórios após sales (incluindo acessórios originais e acessórios homogêneos) adequados para a marca e os modelos, que são concluídos.Portanto, depois que as vendas de automóveis de automóveis tenham um grau diferente de efeitos de travamento de acordo com o caso da marca, caso contrário, a relação alta e zero -será insustentável.
O efeito de travamento significa que, no altamente competitivo mercado de vendas de carros, não é possível ter uma posição dominante em sua marca de carro após o mercado de vendas.O carro tem as características de alto valor e longa vida útil do serviço. Porque o efeito de travamento pode levar a perdas significativas no bem -estar do consumidor devido ao efeito de bloqueio
Além disso, o modelo 4S é o atual modelo de distribuição do carro no meu país.Quando um protocolo vertical semelhante forma uma rede para cobrir de maneira abrangente o mercado relevante, seu efeito cumulativo pode limitar significativamente o acesso e a concorrência do mercado.
Ao contrário dos revendedores de carros, as lojas de fast food vendem mercadorias rápidas -e várias marcas de fast food e refeições simples têm óbvia substituição e competição feroz.Nos últimos anos, a expansão das marcas chinesas de jejumas rápidas se expandiu rapidamente e a velocidade de vendas e expansão das empresas líderes de fast food ocidentais diminuíram o tempo todo desde o final de 2012.
menon poker
Quanto ao efeito de bloqueio, não há dados empíricos de que quantas pessoas sejam inseparáveis de marcas específicas de alimentação rápida todos os dias.
Se o preço unificado de varejo da loja de cadeia de fast food é suspeito de ilegal
Então, como avaliar a legitimidade da questão da questão da questão da dúvida e do preço de varejo unificado nacional da loja de cadeias de fast food?Tomando o KFC como exemplo, de acordo com as perguntas comuns do site da franquia da empresa, o contrato de franquia da KFC estipula que os franqueados não devem ajustar o preço do produto à vontade.Em outras palavras, independentemente das atividades promocionais, o preço do mesmo produto em várias lojas (incluindo lojas diretas e lojas de franquia) no KFC durante o mesmo período pode ser exatamente o mesmo.
O preço do gerenciamento e controle da empresa -mãe são os direitos e interesses legítimos da empresa; portanto, o preço unificado de varejo das lojas diretas da KFC é compreensível.Ao contrário das lojas de operação diretamente, as lojas de franquia são operadoras independentes e não têm afiliação ao KFC.Então, o KFC restringe o preço da "Lei Anti -Monopólio" proibida pela "lei anti -monopólio" proibida?
Em relação à legitimidade do acordo de monopólio, a "Lei Anti -Monopólio" do meu país estipula uma estrutura de avaliação de "proibição e isenção".Se o operador puder provar que seu comportamento pertence à situação estatutária estipulada no artigo 15, ele não restringirá seriamente a concorrência no mercado relevante e permitirá que os consumidores compartilhem os benefícios disso, viole a isenção do artigo 14.
De acordo com a prática de aplicação da lei de jurisdições judiciais antitruste, como meu país e a União Europeia, os operadores provaram que o preço do confronto e o preço mínimo de transferência limitados atendem à prova de condições de isenção muito alta, por isso é difícil de concluir.No entanto, com base na análise acima da distribuição de trilhas duplas, modelos de franquia e mercados de cadeia de alimentos rápidos, o comportamento do preço da franquia restringiu as lojas de franquia da cadeia de fast food, de acordo com o artigo 15 da Lei Anti -Monopólio, a isenção dos advogados e espaço para isenção.
Indústria Automotiva Não Punto Antitruste
A aplicação da lei anti -monopólio enfatiza a análise de casos e se concentra em desenvolvimentos específicos de concorrência no mercado, como características do setor, condições regulatórias e obstáculos de acesso.Gandar um rótulo simples para um certo tipo de comportamento em um setor não pode fornecer soluções eficazes para proteger ou restaurar a concorrência do mercado.Em suma, a loja 4S e a cadeia de fast food não analisam uma proporção simples, encobrem as diferenças entre os passageiros, ignoram as condições competitivas de diferentes mercados e formam uma proporção inadequada
Os altos padrões de distribuição de carros e o efeito de bloqueio das vendas posteriores do carro causam o comportamento horizontal e vertical de monopólio e abuso de domínio.Protocolos verticais semelhantes no mercado automotivo levam a efeitos cumulativos, especialmente as questões de preço e canal dos acessórios após sales e informações técnicas de manutenção são dignas de consideração cuidadosa e atenção contínua.
menon poker
O caminho do anti -monopólio na indústria automotiva está longe de ser completa.Para o Departamento de Preços e Supervisão da Comissão de Desenvolvimento e Reforma dos Coaches Recentemente Recentes, o trabalho antitruste da indústria automobilística ainda está em andamento; Informações sobre tecnologia (rascunho para solicitar opiniões) ", ecoando o dez ministério" sobre o "sobre sobre o" sobre opiniões de orientação para promover a transformação e a atualização do setor de manutenção de automóveis "; a revisão das" medidas de implementação para o gerenciamento do gerenciamento de vendas da marca de automóveis ", que toca os interesses de várias partes, será arrastado e atrasado.As mudanças no antitruste na competição pela distribuição de automóveis chineses e depois do serviço de sales trarão quanto bônus nos consumidores chineses terão novas expectativas.
(O autor é pesquisador associado da Academia Chinesa de Ciências Sociais)
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com