Wu, que vive em Xuhui, tem um problema com os dois ar condicionados no verão on -line, e o retorno é usado por três meses.Recentemente, o primeiro tribunal do povo intermediário de Xangai fez uma sentença final, e Wu foi compensado por 2.000 yuan.
concurso da quina 5991
A nova lei do consumidor oferece ao direito dos consumidores de compras on -line de "retornar sem motivo", mas a situação real não é fácil.Alguns consumidores só podem se considerar infelizes porque impediram repetidamente o retorno.A implementação das "medidas para a punição dos direitos e interesses dos consumidores" em 15 de março deste ano pode mudar essa situação.
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É fácil voltar à ordem e é fácil devolver
Em agosto de 2013, o Sr. Wu comprou dois ar condicionados da Haier em uma loja on -line em Taobao.Cinco dias após o recebimento das mercadorias, a equipe de Haier depois de salas veio instalá -la.Depois que a caixa foi desmontada, o Sr. Wu descobriu imediatamente que o ar condicionado que ele tinha a mão era inconsistente com a aparência que viu na loja on -line e a cor do painel era diferente da posição da placa de exibição.Por causa do verão quente, Wu ainda disse que, enquanto a qualidade não for problema, isso aceitará.
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Inesperadamente, o problema seguiu após a instalação: o ar condicionado tem um odor e o controle remoto não pode ser usado.O Sr. Wu entrou imediatamente em contato com o vendedor da loja on -line Ningbo, a empresa de eletrodomésticos para devolver as mercadorias, mas foi rejeitado.Posteriormente, ele entrou em contato com Haier para pedir um retorno.Haier concordou em devolver as mercadorias a princípio, mas depois descobriu que a fatura emitida pelo vendedor não estava carimbada e o retorno foi um obstáculo.Em desespero, o Sr. Wu só poderia solicitar o Taobao on -line para intervir e devolveu o ar condicionado de volta ao vendedor de acordo com os requisitos do Taobao e pagou o frete sozinho.
Inesperadamente, depois que os dois ar condicionados foram transportados para o endereço do vendedor, o vendedor se recusou a aceitá -lo e finalmente retornou à casa de Wu após a logística "viajar um círculo".Durante o período, o vendedor enviou uma fatura para um capítulo.Três meses depois de comprar o ar condicionado, o Sr. Wu finalmente devolveu as mercadorias na Haier.
O vendedor foi condenado a 2000 yuan
Depois de conseguir um trabalho árduo, o Sr. Wu ainda estava muito apertado.O Tribunal solicitou que o Tribunal de Appliances Ningbo, a empresa de eletrodomésticos, respondeu 7.000 yuan, pagou 264 yuan pelo correio e compensou a perda de 7.000 yuan.Durante o julgamento, o Sr. Wu aumentou o custo de 24.000 yuans para resolver o ar condicionado.
O tribunal, em primeira instância, julgou que uma empresa de eletrodomésticos em Ningbo compensou 2.000 yuan, e o Sr. Wu se recusou a apelar.O julgamento do Tribunal Popular Intermediário de Xangai nº 1 acredita que realmente existe falha em colocar fotos que não são consistentes com a aparência da carga real, mas não constitui uma fraude.Quanto à perda de tempo proposta pelo Sr. Wu, não há base legal para apoio.
Além disso, o Taobao cumpriu as obrigações de revisão correspondentes e, após a disputa, as disputas entre os compradores e vendedores foram tratadas em tempo hábil, e as informações serão alimentadas de volta a ambas as partes.Portanto, o Taobao, como fornecedor de uma plataforma de negociação eletrônica, não tem falhas neste caso, e não há necessidade de suportar a responsabilidade das perdas do Sr. Wu.Com base nisso, a segunda instância rejeitou o apelo.
【Juiz está dizendo】
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"Nenhuma razão para devolver" é realmente difícil no processo de operação real.Para lojas on -line, o retorno em si tem certos riscos.Por exemplo, como determinar se as mercadorias que recebem e retornam são consistentes?Os bens estão danificados?As mercadorias afetarão as vendas secundárias após o uso?É difícil coordenar os interesses do comprador e do vendedor, dificultando a implementação do "sem motivos para retornar".
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As "medidas para a punição dos direitos e interesses dos direitos dos consumidores", que foram implementados em 15 de março deste ano, estipularam as condições do retorno do retorno. Não deve ser usado como um motivo para recusar o retorno.Liu Jiang, juiz do primeiro Tribunal da Academia Central de Xangai nº 1, disse que, depois de vasculhar quase 10 disputas de compras on -line no hospital no ano passado, descobriu -se que como calcular como não há razão para devolver as mercadorias, como Para confirmar como devolver as mercadorias quando os consumidores compram, etc. É uma controvérsia mais concentrada.O esclarecimento adicional desses problemas pode ajudar a reduzir as disputas.
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